Educação no nosso governo é coisa séria

Quem não trata a educação do município que administra com seriedade e carinho está brincando com o futuro de milhares de crianças e responsáveis. Por isso nós levamos muito a sério essa área tão importante da vida iguaçuana. Veja algumas ações que a nossa administração teve na área durante os últimos anos:

Merenda

Fazendo o que tem que ser feito, a nossa gestão oferece agora três refeições diárias para os nossos alunos da rede municipal. Uma grande variedade de alimentos, sempre com a melhor qualidade, têm chegado ao prato das nossas crianças e adolescentes. 

E durante a pandemia, não foi diferente. Oferecemos cestas básicas em um primeiro momento, mas resolvemos substituir por um cartão-alimentação para todos os mais de 60 mil alunos da rede. Agora cada responsável pode decidir da melhor maneira como alimentar seu filho durante esse momento tão difícil. 

Matrícula on-line

A matrícula presencial tomava muito tempo dos papais e responsáveis, então resolvemos facilitar para todo mundo: agora, a vaga do seu pequeno pode ser garantida online, facilitando o processamento de dados e agilizando o processo. 

Transporte Escolar

Aumentamos nossa frota própria, atendendo novas regiões e melhorando outras que já eram atendidas. Além disso, seguimos oferecendo um bilhete de passagens para os alunos.

Novas creches, Novas escolas

O primeiro contato das crianças com o ambiente escolar costuma se dar em creches. Era uma demanda antiga que novas unidades fossem construídas aqui na cidade, então fomos lá e fizemos. São três novas creches e mais 6 em construção. Fora as reformas nas escolas municipais com o Programa Reformas nas Escolas.

Uniformes e materiais escolares

Investimos pesado em kits de uniformes e materiais escolares. Da borracha que apaga os erros ao tênis calçado minutos antes de ir para a aula, nossos estudantes estão recebendo todo o aparato que precisam para estudarem com mais tranquilidade.

Mobiliário e material esportivo

Também investimos em móveis e estruturas para as escolas: carteiras, quadros brancos em 100% das escolas, mesas. Foram quase 9 mil itens comprados

Não esquecemos da necessidade de materiais para as aulas de educação física e compramos bolas, mesas para prática de tênis de mesa, materiais para badminton, jogos de dama, traves e outros aparatos. 

Tudo isso acaba resultando em competições como o JOENI – Jogos Estudantis de Nova Iguaçu e o nosso Campeonato de Xadrez, atividades que temos muito orgulho de realizar.

Incentivo à democracia escolar

Desde 2017, é a comunidade escolar que decide quem vai dirigir cada unidade de ensino do nosso município. Isso dá mais poder de decisão para quem vive o dia-a-dia das escolas. 

Já em 2019 implementamos e incentivamos a formação de grêmios estudantis. 

Inovação na infância: Olimpíadas de Matemática no Fundamental 1

Por volta de 16 mil alunos do 4º e do 5º ano do ensino fundamental foram incluídos na disputa das Olimpíadas de Matemática primeiro em Nova Iguaçu. Com o sucesso do programa aqui, todo o país começou a ter competições do tipo nessa faixa etária. 

Incentivo à leitura

O Projeto Histórias na Roça fala sobre questões ambientais e rurais nas unidades escolares de Educação do Campo. Já com a Caixa de Leitura Itinerante, fazemos livros passarem por diversas escolas em uma caixa viajante, estimulando a leitura. 

Também executamos simulados de língua portuguesa, que servem para sabermos quais investimentos devemos fazer na área. 

Projetos Especiais

Português, matemática, geografia… Todas as matérias são importantíssimas. Mas não é só das disciplinas obrigatórias que é feita a formação dos nossos alunos. 

Projetos como o Bombeiro Mirim, que ensina atividades de prevenção de incêndio, acidentes domésticos e para preservação ambiental em parceria com o 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Nova  Iguaçu, e o Minha Escola contra o Racismo, que estimula a diversidade e trata desse tema tão sério em palestras, rodas de conversa e leituras também são essenciais na formação desses pequenos cidadãos. 

Temos também o Sementes da Paz, que surgiu de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a Escola de Governo. Em todas as nossas escolas temos palestras sobre bullying, combate à violência e assistência social para casos de violência doméstica, por exemplo. 

Educação Inclusiva

Educação é um direito de todos. E é dever do estado, como provedor da educação básica, se esforçar por uma educação mais inclusiva. 

Esse trabalho vem dando tão certo que recebemos o Prêmio Paulo Freire pelo projeto NEAP – Nucleo Especializado em Atendimento Pedagógico. O NEAP é o único núcleo municipal no estado especializado nas necessidades especiais de diversos transtornos funcionais. São 7 professores fixos do projeto.

Além disso, temos 74 salas, espalhadas por 70 escolas, para atender alunos com necessidades especiais. 33 professores itinerantes, 10 intérpretes de libras e até uma professora de classe hospitalar, que está em atividade no HGNI. 

Outro projeto importante é o Parque Para Todos, que visa oferecer atividades que envolvam o meio ambiente para crianças com deficiência e seus familiares. 

Preparatório Nova Iguaçu

A SEMED da nossa gestão tem trabalhado em projetos para preparação de jovens para os desafios da vida adulta. Um exemplo é o Preparatório Nova Iguaçu, em que por volta de 400 alunos participam de preparação pro ENEM e para concursos de escolas técnicas.

Outro programa é o Pró-Jovem Urbano, que qualifica jovens entre 18 e 29 anos para o mercado de trabalho e promove atividades para os filhos dos participantes, caso existam. 

Professor, a peça-chave da educação


Capacitamos nossos professores durante nossa administração para que eles pudessem alcançar seu maior potencial. Além de nos esforçarmos para melhorar as condições de trabalho dos mesmo, também criamos o primeiro espaço de formação para profissionais da educação na Baixada, a Casa do Professor Também promovemos o 1º Seminário Municipal de Educação, que buscou desenvolver a capacidade de gestão Escolar e Avaliação Externa dos nossos profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *